quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Projeto Eleições Cidadãs

FINALIZANDO O PROJETO ELEIÇÕES CIDADÃS
Nesta última semana que antecedeu as eleições, fizemos também o nosso dia de votações em Parceria com o Comitê para a Democratização da Informática de Goiás onde crianças, adolescentes e grupos de idosos foram até nossa urna eletrônica escolherem seu candidato a Governo do Estado de Goiás e Presidente da República. Através de um software Freeware podemos cadastrar todos os candidatos que estão na disputa do governo e da presidência com seus nomes, partidos, números e fotos coloridas. Montamos a sala de votação com a urna e uma frase reflexiva na porta. E em fila, todos aguardaram sua vez de depositar a confiança naquele candidato escolhido.
Foi um dia maravilhoso que finalizou com a distribuição de sorvetes tanto no turno matutino quanto no turno vespertino.
Finalizamos com uma roda de conversa sobre direitos e deveres do cidadão e se tratando de direitos, o que cabe ao governo garantir ao cidadão além da importância de ouvir as propostas daqueles que concorrem a cargos políticos.
Vejamos as fotos, o vídeo e o gráfico com o resultado das nossas eleições.





























PESQUISA NAS RUAS DA COMUNIDADE
Nesta terça-feira, dia 23 de setembro/2014 os jovens da Casa Professor Pastorino saíram às ruas das redondezas da UPI e ao Shopping da região para fazerem uma atividade de campo onde pesquisaram a intenção de votos para Governador do Estado de Goiás e Presidente da República. Ao todo foram entrevistadas 289 pessoas e verificaram que a preferência da nossa comunidade não está totalmente em acordo com as pesquisas dos telejornais estaduais e nacionais.
Após as fotos visualizem o gráfico feito pelos jovens no excel com o resultado.


 Os jovens foram acompanhados pelas educadoras Apoliana e Simone e pelo monitor de oficina Enivaldo Júnior além da a equipe de gestores do CDI-GO Sara Dutra e Vânio Marcos.

Na opinião da professora Simone, "foi muito bom desenvolver a pesquisa de campo sobre a eleição pois serviu de experiência para os jovens e tivemos uma ideia do que a população pensa sobre politica no momento".



Já o professor e educador do CDI Enivaldo, afirma que "é gratificante desenvolver este trabalho que visa tornar as crianças e jovens cidadãos questionadores daqueles que nos representam".

Comentou o coordenador Pedagógico Vanio Marcos na página oficinal do CDI Goiás no Facebook: Ficamos felizes quando vimos à alegria em que estes adolescentes realizaram este mergulho até quando o entrevistado não quis opinar, mas infelizmente vivemos em uma época de descrédito político. E isso se reflete de forma geral sobre toda a população, são poucas as pessoas que tem fé na política, na verdade política tem se confundido com politicagem, e isso é terrível! Porque é através do voto que elegemos nossos representantes políticos, o processo democrático tem início aí, depois vem o acompanhamento e as cobranças. Mas com todo esse desentendimento somado com o desencantamento, é óbvio que a juventude também irá perder as esperanças. No geral é um caos! As futuras gerações só estão repetindo o fracasso de uma geração que não conseguiu e não consegue intervir no processo político, por isto a importância a de trabalhos como este que faz o adolescente mergulhar no mundo político e compreende que mesmo sem estar com idade de exercer o seu voto acharam a sua maneira como ajudar neste processo. Parabéns aos queridos educandos e educadores envolvidos neste processo, foi maravilhoso ter participado desta manhã com vocês.




















RESULTADO








CONFECÇÃO DE CÉDULAS


Confeccionando as cédulas!!! Nesta terça-feira, dia 23/09/14 os jovens do matutino e vespertino irão às ruas para fazerem uma pesquisa sobre a intenção de votos da comunidade para governador e presidente.





O PROJETO

O DCCE do Lar Fabiano de Cristo Casa Professor Pastorino está trabalhando neste mês de setembro este projeto de Cidadania que visa tornar as crianças e jovens cidadãos questionadores daqueles que nos representam. Inicialmente foi apresentado o projeto, em seguida começaram os trabalhos. Os coparticipantes fizeram a tarefinha de casa, perguntaram aos seus familiares em quem irão votar e o porquê?? Trouxeram o resultado para o Laboratório de Informática. Discutimos e arquivamos a pesquisa deles. Em um próximo momento foi pedido que eles assistissem as propagandas eleitorais e "estudassem" as propostas de campanha dos candidatos afim de começarem a formalizar uma opinião. Trouxeram para a sala e discutimos todas as propostas. Cada um defendendo sua preferência. Na próxima terça-feira, dia 23 de setembro, os jovens irão para as ruas, para fazerem uma pesquisa eleitoral com as pessoas que passam, onde posteriormente, na aula de informática, "jogarão todos os resultados colhidos em uma planilha do Excel, formalizando-a com gráfico. Nossa intenção é comparar este resultado com o resultado do TRE, e verificarmos se a opinião de nossa região está em concordância com a opinião de todo o estado (no caso do governador) e do Brasil (referindo-se a presidência). E na próxima quinta-feira, dia 25 de setembro, aproveitando a presença do grupo de idosas, iremos fazer nossa votação para governador e presidente, dentro da nossa sala de votação, na urna eletrônica, onde, coparticipantes e colaboradores irão dar o seu voto de confiança para o candidato desejado.