No dia 30 de outubro de 2014 aconteceu, no Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos – CECOM, o encontro preparatório para a realização da Conferência Livre sobre os Direitos da Criança e do Adolescente.
No dia 12 de novembro de 2014, foi promovida, também no CECOM, a 1ª Conferência Livre do Setor Noroeste, que contou com a participação de 180 pessoas entre educadores, universitários do Curso de direito, Representantes de diversas áreas Sociais, Crianças e Adolescentes, representando as delegações de instituições e escolas da região. Contamos com a presença do Sr. Edson Lucas, Professor de Direito da Universidade Católica de Goiás e representantes dos Conselhos da Criança e do Adolescente Estadual e Municipal. Da nossa Instituição participaram seis educadores, 24 educandos, entre eles crianças e adolescentes, dos quais cinco deles representaram nossa delegação. São eles: Gabriel Victor, Ludmyla, Adriano, Ricardo Henrique e Evellyn.
Naquele dia pela manhã, foram debatidos alguns temas, que eram divididos em cinco eixos temáticos, 1.- Direito a brincar, à participação e à educação; 2.- Direito à saúde, ao esporte, à cultura e ao lazer; 3.- Direito a Convivência Familiar e Comunitária; prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador; 4.-Direitos das crianças e adolescentes com familiares encarcerados; medias socioeducativas aplicadas a adolescentes que praticam ato infracional e 5. – Violência letal contra crianças e adolescentes; enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes; violação dos direitos da criança e do adolescente em situação de rua. O Lar Fabiano de Cristo ficou responsável pelo Eixo 01, “Direito a brincar, à participação e à educação”, coordenado pela Assistente Social, Deuzeni Maria, na conclusão dos trabalhos cada grupo trouxe suas opiniões.
O produto final das Conferências Livres deverá ser entregue em forma de fotos, vídeos e demais materiais produzidos de acordo com as dinâmicas
escolhidas, conforme as orientações dos Conselhos Municipais/Distrito Federal dos Direitos da Criança e do Adolescente e servirão de subsídios para debates nas Conferências Municipais, Estaduais/Distrital, Regionais e Nacional.