quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Piquenique

No projeto temático sobre plantas que beneficiam a saúde, foi proposto um piquenique com as crianças da educação infantil e assim no dia 28 de setembro tivemos esse evento, o bom é que as crianças se empenharam em trazer as frutas e estavam empolgadas para ver acontecer esse momento.



quinta-feira, 22 de setembro de 2016

As paralimpíadas com Clubinho do Jacaré Poió, foi assim realizada as nossas atividades, por meio das rodas de conversa acerca desse assunto, de conhecer um pouco sobre a história das paralímpiadas, seus símbolos, as diversas modalidades, vídeos e ver à vontade de tantas pessoas se superarem por meio desses esportes. A alegria da festa do esporte se torna maior pelos exemplos de superação dos limites e pela necessidade de inclusão das pessoas com algum tipo de deficiência. 



Dia 16 de setembro aconteceu um momento com as crianças do Clubinho com jogos de vôlei sentado e corrida com olhos vendados, tendo alguém para guiar, foi interessante, pois para as crianças é a ideia de tentar imaginar-se como o outro, nos seus limites, nos limites do próprio corpo, por fim encerramos esse momento deliciando as nossas saborosas jabuticabas da instituição.





terça-feira, 6 de setembro de 2016

Unidade do Lar Fabiano de Cristo – Casa Professor Pastorino

As atividades folclóricas são ligadas à diversidade cultural, as historias, as lendas, parlendas, adivinhações e outros. Nesse sentido, nossas crianças da educação infantil participaram dessas festividades na Instituição contando as historias, as lendas, fazendo adivinhações, dança do saci, samba lelé, de abobora faz melão, brincadeiras e outros. 






Já o Clubinho do Jacaré Poió também participou desse momento com as crianças da educação infantil, apresentando a história do “chapeuzinho vermelho” e uma dança “meus quinze anos da Larissa Emanuela”. 



Comemorando o 07 de setembro

A Unidade do Lar Fabiano de Cristo - Casa Professor Pastorino, comemorou o 07 de setembro com diversas atividades e vivenciaram um momento de desfile com as turmas.




quinta-feira, 18 de agosto de 2016

CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO


Nesse mês de agosto o Clubinho deu continuidade às atividades que se iniciou no mês de maio sobre a questão do lixo que é descartado nas calçadas da instituição.

 As crianças num primeiro momento puderam perceber quais eram as formas, e por quem esse lixo estava sendo jogado. Infelizmente constatamos que na maioria dos casos são os próprios moradores do entorno da quadra que, ao invés de colocar o lixo nas suas calçadas trazem para a calçada da Instituição. No mês de maio o Clubinho se reunião e conversou a respeito do assunto em questão, escreveram o que viram e apontaram algumas sugestões que poderiam ser feitas no sentido de amenizar ou evitar tais atos. No último dia 17/08 retomamos essa questão, o material escrito pelas crianças anteriormente foi transformado num pequeno informativo para uma campanha de conscientização pedindo a colaboração da vizinhança. As crianças foram de casa em casa conversando com os moradores e deixando o material confeccionado. Depois da ação as crianças ficaram muito empolgadas e já queriam ver o resultado, mas a mudança de postura demanda tempo e acontece aos poucos, esperamos que com a continuidade desse trabalho possamos conseguir pelo menos amenizar um pouco essa triste situação do lixo nas nossas calçadas não só da nossa Casa, mas de toda a comunidade.  











quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Olimpíadas da Casa Professor Pastorino

No ritmo das olimpíadas/2016 o Lar Fabiano de Cristo – Casa Professor Pastorino não ficou pra traz. Também fizemos nossas competições a todo vapor com a Educação Infantil e o Clubinho do Jacaré Poió. As crianças participaram de rodas de conversas sobre a história das olimpíadas, conheceram os símbolos e fizeram pinturas em cartazes, falaram das modalidades que mais se identificam e gostam, por fim participaram de algumas competições como: corrida a distância; arremesso de bola, jogo de futebol dentre outros.
Informações: Coordenadora Raimunda Dantas











terça-feira, 2 de agosto de 2016

Visita ao Museu do Trópico Subúmido (Memorial do Cerrado)

Nossos adolescentes do Clube de Mídia visitaram neste dia 06 de julho o Museu do Trópico Subúmido, mais conhecido aqui em Goiânia como Memorial do Cerrado é um local que representa as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil. O Memorial reúne espaços que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade.
Lá nossos adolescentes puderam ver fósseis com datação de até 600 milhões de anos. Visitaram a Vila Cenográfica de Santa Luzia que é uma reconstrução em tamanho original desta cidade habitada pelos primeiros povoados de origem colonial portuguesa na região central do Brasil. Conheceram uma moenda de cana e como é feita a rapadura; visitaram um alambique onde é feita a cachaça. Conheceram a réplica de uma aldeia indígena em tamanho original de uma modelo Timbira, que tem o formato circular, na qual cada casa tem um caminho de acesso ao pátio – centro de atividades da tribo.Conheceram também um quilombo que é um sítio geográfico e local de resistência ocupado e organizado por populações africanas ou afro-brasileiras que fugiam da escravidão. No Memorial do Cerrado há uma réplica fidedigna dos modelos de quilombos existentes no cerrado. Além de passarem por trilhas ecológicas e outros espaços de educação ambiental.
Ao final, servimos um, delicioso lanche. Foi uma visita muito produtiva!!!

quarta-feira, 6 de julho de 2016

MUITA ANIMAÇÃO NO ARRAIÁ DO PASTORINO

ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO esse foi o espírito da nossa tradicional festa juninas que aconteceu no ultimo sábado às 15hrs com a participação das famílias e comunidade em geral. As apresentações ficaram por conta do grupo social e das Idosas com a canção de músicas. Já o grupo do DLI, dançaram as músicas: “rala o coco", "mexe a canjica”, “a dança da saia” e a tradicional quadrilha. O grupo do Clubinho do Jacaré Poió também deu sua contribuição dançando a música “Pancadão Sertanejo" de Latino & André e Adriano. Os presentes ainda puderam se deliciar com as comidas típicas dessa época.