segunda-feira, 17 de junho de 2019

OS CUIDADOS ESSENCIAIS NAS REDES SOCIAIS


Em comemoração ao Dia Nacional da Mídia 21/06, o Clube de Mídia da Casa Professor Pastorino, promoveu uma roda de conversa para discutir sobre a influência da mídia em nossas vidas.  Assistiram a um vídeo sobre “o verdadeiro eu e o que crio de mim através das redes sociais”, me mostrando em outra personalidade.
Foi debatido sobre os crimes digitais lembrando a Lei 12.737/2012 Carolina Dieckmann que passou a vigorar em março de 2013 sobre invasão de dispositivos sem autorização.  
       Ainda dentro da roda foram abordadas algumas questões como: O que seria do mundo sem a internet? Até que ponto as redes sociais influenciam em nossas vidas? Quanto tempo, ficamos conectados? Alguém já fez algo inusitado somente para aparecer na mídia? Você consegue ficar sem as redes sociais em sua vida?  Você já sentiu manipulado pelas mídias? Os assuntos que chegam a nossos aparelhos são  compartilhados ou apagados?
        Muitos em suas respostas disseram que morreria sem o celular,  apenas uma pequena minoria disse que não faz uso excessivo devido os pais controlarem o acesso, exigindo limitações. Colocaram que às vezes compartilham sem ao menos verificar se o assunto é verídico. Ao final, colocaram que a tecnologia está a nosso favor desde que saibamos usar com moderação e cuidado.  





terça-feira, 11 de junho de 2019

Festa Junina da Casa Professor Pastorino


No último dia 08 de junho, na Casa de Professor Pastorino, aconteceu à festa junina com a presença dos coparticipantes e comunidade, o evento teve como objetivo a convivência e o fortalecimento de nossos vínculos com as famílias. Esse momento foi marcado pelas apresentações de danças, quadrilha, pescaria, bingo o caldo, canjica, mané pelado, pipoca, cupcake, pizza e o bazar. Foram momentos de muita alegria e confraternização.














segunda-feira, 10 de junho de 2019

Dia do Meio Ambiente e aniversario Jacaré Poió


No dia 05 de junho, Dia do meio Ambiente e aniversário do Jacaré Poió, o clubinho da Casa de Professor Pastorino, celebrou esse momento com atividades de conscientização e preservação do meio ambiente. Um ato simbólico de um abraço marcou esse momento, as crianças ainda lembraram as diversas árvores que temos na instituição e que trazem um bem estar pra todos nós. Encerramos confraternizando e cantando os parabéns pelos 20 anos do Projeto Jacaré Poió.









segunda-feira, 3 de junho de 2019

18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual






No dia 29 de maio de 2019, das 14:30 as 16:30h o Clube de Mídia da Casa Professor Pastorino/LFC participou no CECOM-Centro Educacional de Meninos e Meninas, de uma palestra sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Outras entidades se fizeram presentes como a PUC/Goiás representada pela a professora de sociologia Elizabeth Licalho; Escola Estadual Robinho Martins de Azevedo representado por alunos do ensino médio; Renilton Borges assistente social e representante do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente; Conselheiro Tutelar,  Valdomiro Borba da Região Noroeste da cidade;  representantes  do OSCEIAS-Obras Sociais Irmão Áureo; representes do CRAS da Região Noroeste; Edson Lucas Viana  diretor –Presidente do CECOM, advogado e professor assistente da PUC Goiás; Fabricio Rosa- Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Policia Federal, palestrante e expositor que falou sobre o tema comemorado no ultimo dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
                Fora apresentada pelo palestrante a importância de denunciar os abusos sofridos para os órgãos competentes para que não fiquem empune os autores. Citou o caso Lucélia que sofreu violência e abusos, ocorrido aqui em Goiânia no ano 2008 repercutido em todo país, denunciado pelo vizinho. Comentara sobre outro caso ocorrido em Belém alguns anos atrás com a menina chamada Elaine de 09 anos de idade, cometidos por pessoas da família muito próximas e a criança veio a óbito.
                Colocou que muitos fatos acontecem na maioria dentro de casa e que muitas vezes não são denunciados, porque muitos são provedores do lar ou às vezes por medo devido às ameaças feitas pelo agressor. Citou alguns pontos turísticos como ponto de exploração sexual como Caldas Novas, Goiás e Pirenópolis. Houve o momento para roda de conversa sobre o assunto exposto, onde alguns participantes expuseram suas opiniões sobre assunto e finalizado pelo próprio palestrante dando informações de como denunciar.