terça-feira, 29 de outubro de 2019

GOIÂNIA 86 ANOS


No dia 23 de outubro em comemoração aos 86 anos de Goiânia nossa capital, o Clube de Mídia da Casa Professor Pastorino-LFC visitou o Centro Cultural Oscar Niermeyer com intuito de conhecer um pouco do trabalho desenvolvido no local.   Fundado em 30 de março de 2006, os espaços deste complexo são formados por: Complexo da Cultura com as instalações de biblioteca e um mini cinema; o Museu de Arte Contemporânea; Palácio da Música e o Monumento aos Direitos Humanos – auditório com 170 lugares e no qual existe também um jardim de inverno. O local fora planejado em formas geométricas pelo arquiteto Oscar Niermeyer e que recebeu o mesmo nome, segundo informações, ele queria prestar um homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek. Todos os locais são gratuitos e abriga também outras apresentações culturais e praticas de esquete e patins nos finais de semana.







Museu Estadual Zoroastra Artiga


No dia 16 de outubro/19, o Clube de Mídia da Casa Professor Pastorino visitou o Museu  Estadual Zoroastra Artiga  fundado em 1946 na capital situado na  Praça Doutor  Pedro Ludovico Teixeira(Praça Cívica). O museu recebeu este nome em homenagem ao professor Zoaroastra que muito contribuiu para história de Goiás. Nele si encontra um riquíssimo acervo cultural, desde períodos da Era pré-histórica, formações rochosas, exploração de pedras preciosas e do ouro, formação da fauna e flora do cerrado goiano, folclore, como também a etnia dos povos do povo indígenas e  seus costumes.  
                Visitamos a Gibiteca Jorge Braga fica na unidade da Secretaria de Cultura Marietta Telles Machado citada também na Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira. A Gibiteca existe há 25 anos e recebeu este nome em homenagem ao cartunista goiano Jorge Braga que também muito contribuiu para este espaço cultural.  No qual visa resgatar o gosto pela leitura em quadrinhos e pelos livros que levam viajar pela imaginação. O espaço conta com mais de 10 mil livros segundo informado pela bibliotecária responsável e que falou-nos  sobre um sistema de empréstimos de livros, mas para isso necessita realizar um cadastro com o responsável.
                Ficaram encantados com o espaço, principalmente quando a bibliotecária realizou um momento com eles da leitura em braile e também expôs que através da leitura em livros enriquecemos nosso vocabulário e si torna algo no qual ninguém tira da gente.










quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Encerramento do I Flipoio – festival literário em comemoração aos 20 anos do Projeto Jacaré Poió






Na semana que antecedeu o dia 20 de setembro, tivemos a preparação para o encerramento do nosso festival literário da Casa Professor Pastorino com confecção de cartazes, faixas, desenhos para representar as histórias, músicas, contação de história e exposição dos livros e outros.
Tivemos ainda, os ensaios, a organização de todo material e a ambientação, sempre com a ajuda de educadores, voluntários e as crianças e o convite foi estendido para as famílias.
Na culminância, tivemos as apresentações que por sinal foram voltadas para conscientização e conservação do meio ambiente, bem como a musica: “a terra pede socorro”, a história: “os animais tem razão – Antônio Francisco” e o “o sapo com medo d´água”. As cantigas de roda foram lembradas, cantadas e dançadas pelas crianças. Além da apresentação das poesias de Cora Coralina, Professor Pastorino e outros.
O festival possibilitou uma importante rede de ideias, pois trouxe uma diversidade de atividades de leitura, pintura, desenhos, escritas, cultura e  troca de experiências, isso mostra que a arte é a que mais nos lembra que precisamos de emoção para prosseguir, pois ela ocupa um lugar especial capaz de acolher toda a diversidade.