segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS E PRIMEIROS SOCORROS





            No dia 28 de novembro, tivemos uma palestra com um Sargento Rogério Dantas do Corpo de Bombeiros de Goiás, ele de uma maneira simples falou para funcionários, nossas crianças, adolescentes e idosas sobre a importância dos cuidados para prevenirmos futuros acidentes. 
         A visita do bombeiro foi repleta de ensinamentos úteis para a prevenção e não proliferação de acidentes graves que fazem parte dos índices de mortes e amputações no Brasil.
    Com demonstrações de força, inteligência e coragem o palestrante nos mostrou o básico das dicas de defesa e contra-ataque necessários para uma convivência harmoniosa num ambiente com crianças.





Consciência Negra


De 18 a 29 de novembro, trabalhamos o projeto consciência negra, falando da valorização da cultura negra, entendendo e valorizando a identidade do ser negro, redescobrindo essa cultura através de discussões e palestras.
Na culminância, tivemos palestra com Dilmo da Secretaria de Igualdade Racial da Prefeitura de Goiânia, falando para nós sobre sua experiência de vida e o trabalho que está desenvolvendo nas escolas sobre a questão racial. E ainda, história do povo negro narrada com fantoches, dança, vídeo, teatro musical: "Menina bonita do laço de fita" e um discurso de Martin Luther King declamado pelo Leandro do Clubinho do Jacaré Poió. Tivemos almoço com feijoada e a tarde caldo de carne com mandioca.






 A importância do momento foi ressaltada a cada instante entre 

as apresentações. 



A essencialidade dos afro-descendentes é indispensável e deve ser inserida no  meio educacional nos dias de hoje.



quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

AÇÃO SOLIDÁRIA DE ALIMENTOS

Os educandos do LFC, inscritos no projeto de Habilidades e Gerenciamento de Projetos – PMIEF realizaram uma ação, tendo por finalidade arrecadar alimentos e itens de higiene para fortalecer as ações do Lar de idosos do ABRIGO SOLAR ESPÍRITA APÓSTOLO TOMÉ, que está localizado na Vila Finsocial em Goiânia. Neste dia eles apresentaram aos idosos uma peça teatral, dançaram forró juntamente com a melhor idade, conversaram com eles, discutiram a situação em que muitos se encontravam, foi uma tarde maravilhosa. Nossos jovens do clube de mídia mostraram que também são solidários e abraçaram esta causa do projeto com unhas e dentes. Parabéns a todos!!!







“ É a intenção, não a doação que faz o doador.” (Gotthold Ephraim Lessing). 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

VISITA AO ZOOLOGICO DE GOIÂNIA




           
No dia 14 de Novembro, as turmas do DCCE foram a uma visita ao Zoológico de Goiânia, no período matutino das 08 às 12 h.
A experiência foi interessante pra todos nós que participamos do passeio, tendo a oportunidade de adquirir conhecimento que foi além das páginas de um livro ou da tela de um computador estávamos ali vendo face a face os animais e seu habitat natural.
Foi extremamente estimulante conhecer como é a vida de um animal (considerando que era um cativeiro ) participar efetivamente das atividades de cada animal conhecendo – os de um jeito novo e incomum.
Após a visita todos estávamos maravilhados com o aprendizado absorvido durante o trajeto de pelo menos três horas sem contar o parquinho e o lanche.



 

25 de Novembro - Dia Internacional da "LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER"


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

1° Festival de Culinária

No dia 07/11 foi realizado o 1° Festival de Culinária do Lar Fabiano de Cristo, uma espécie de duelo entre três equipes separadas por idade, cada uma apresentando um prato diferente para degustação.
O presidente do Jacaré Poió, Denair nossa diretora e integrantes do grupo do Comitê para Democratização da Informática formaram a equipe de jurados que ficaram responsáveis por julgar cada comida preparada pelos competidores.
As crianças de 7 a 10 aos prepararam uma salada de frutas.
Os adolescentes de 11 a 12 anos prepararam pão de queijo.
E os jovens de 13 a 16 anos prepararam um caldo de frango com mandioca.
Todas as equipes foram acompanhadas por professores e colaboradores da UPI.
Os jurados escolheram a salada de frutas como melhor prato do dia.




A equipe vencedora foi premiado com uma ida ao cinema do novo Shopping de Goiânia, Passeio da Águas


  

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Visita ao museu Pedro Ludovico Teixeira

 No dia primeiro de novembro véspera de feriado, alguns adolescentes integrantes do clube de mídia foram presenteados com uma visita ao museu Pedro Ludovico Teixeira.
  Durante o passeio o próprio neto do fundador de Goiânia nos acompanhou por essa viagem pela história Goiana, nos mostrando os mínimos detalhes da vida do que foi nomeado pelo próprio Getúlio Vargas, interventor de Goiás.
  O museu fica onde era a casa do Pedro Ludovico Teixeira, construída entre 1933 e 1937, para habitação dele e de sua família.
  Pedro Ludovico fez medicina se tornou médico e político essencial para o nascimento da capital de Goiás. Poucos sabem, mas ele também foi senador do estado por um tempo entre idas e vindas de sua jornada história pelo solo Goiano.
   Ao decorrer da visita fomos mergulhando na vida do fundador de Goiânia cada vez mais fundo, fazendo descobertas e tesouros históricos muito preciosos.
  Após essa longa viajem pela história, saímos dela fascinados com tantas descobertas e afogados de conhecimento.

                                                         Texto: Natália Paz 
Edição: Giselly Andrade
Fotos: Luciano Cavalcante
                                                                                                               

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Mostra de Cinema Goiânia Ouro

   A prefeitura de Goiânia em parceria com o Cine Ouro está promovendo uma semana de apresentação e palestras relacionada a desigualdade racial. Foi exibido um documentário de 18 minutos "Pode me chamar de Nadír"  onde mostrava  o preconceito com uma garota de 8 anos, por ela ser negra e se martirizava por causa da situação que se passava.
    Em seguida assistiram um filme de 75 minutos, "Kariku e os animais selvagens" ,falando sobre cultura, preconceito, trabalho coletivo e família, e sempre com a desigualdade racial em principal assunto.
Ao final do filme o estudante de Filosofia da UFG fez uma pequena  palestra com a participação de todos os presentes sobre o preconceito nas universidades.
Edição: Eduardo Soares
Fotos: Krysla Moreira
Texto: Giselly Andrade

terça-feira, 29 de outubro de 2013

2ª Copa CELFA

 De 15 a 18 de outubro foi realizado este torneio que interagiu duas Instituições Sociais da nossa região, O Lar Fabiano de Cristo UPI Prof. Pastorino e o Cecom (Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas).
 Na terça-feira foi dado o início do Campeonato na instituição do Cecom e eles nos presentearam com uma bela e diversificada apresentação de dança que prendeu a atenção do público. O Lar e o Cecom competiram em várias modalidades tais como salto em distância, corrida de 100 metros, tênis de mesa, peteca, vôlei de areia, futebol de areia, xadrez e o tradicional futsal. As competições ocorreram no Lar e no Cecom no decorrer da semana.
  Na Sexta-feira o evento foi finalizado com chave de ouro. Primeiro as premiações,  logo depois sorteios de brindes. 




O premio mais almejado da festa foi a bicicleta, todos aguardavam para conhecer o ganhador até que chegou o grande momento e com o número 35, Natália Paz o levou  para casa.
E para rechear o encerramento dos jogos com ainda mais estilo, as alunas do DCCE deram um show de dança cheio de charme que encantou toda platéia por impactantes seis minutos de apresentação. Muitas vitorias foram conquistadas tanto pelo Lar, quanto pelo Cecom mas, sempre sendo humildes  e respeitando os próximos, alegria na vitória e aprendizado na derrota.














































































































Até nossos educadores participaram de uma disputa de futsal contra os educadores do Cecom. A decisão foi para os pênaltis e nossos professores saíram vitoriosos.








Por: Natália Paz
Edição: Krysla 



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SEMANA DA PRIMAVERA

SEMANA DA PRIMAVERA
DE 16 a 20 de setembro/13
Nessa semana as educadoras trabalharam temas ligados às questões ambientais – semana da primavera e ao desenvolvimento sustentável. Aproveitando o ensejo comemoramos ainda o aniversário da Giselda do Clubinho do Jacaré Poió. As crianças e adolescentes junto com as educadoras confeccionaram diversos murais retratando a natureza e arvores feita com as próprias mãos, inauguramos os latões de coleta de lixo seletivo que a instituição adquiriu, o baú que será usado na sala de leitura que também é feito de material reciclável e foi exposto os quadros que os próprios adolescentes pintaram. 
 










sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Visita do Clube de Mídia 
ao CAIS Candida de Morais

Entrevista com:
Jozi Malaquias.
Trabalha no CAIS a:
5 meses
Cargo:
Diretora Geral


Qual o quadro de médicos do CAIS?

Atualmente, na emergência  e no ambulatório cerca de 35 médicos.

O atendimento é período integral incluindo noturno e madrugada?

Na emergência são 24 horas por dia já no ambulatório são realizados os atendimentos de segunda a sexta das 7 da manhã ás 23 da noite.

Houveram boatos de uma possível expansão do CAIS ocupando talvez a área da pracinha isso é verídico?

Sim, há um projeto, o secretário veio até aqui fez a metragem e o planejamento que poderia ser uma expansão para especificar os atendimentos como, pediatria, dermatologia, entre outros uma cobertura maior das necessidades da população, mas não há previsão da possível reforma.


O CAIS por algumas vezes sofre falta de médicos, por que isso ocorre ?

Sim, ocorre, e os principais motivos são as condições precárias que os profissionais encontram aqui, por exemplo; não há como fazer um raio x se o aparelho não estiver em boas condições, os médicos são sempre prejudicados pela falta de material necessário para atender a população.


Neste CAIS costuma ocorrer a falta de medicamentos essenciais, se sim para que tipo de enfermidade?

Sim há falta, mas nada preocupante costumamos ter um bom estoque quando se trata disso na área da pediatria por exemplo, mas o que está em falta são os psicotrópicos que são mais difíceis de encontrar, mas quando há uma falta maior, sempre procuramos em outras unidades, acabamos dando um jeitinho de conseguir oque precisamos.

Nós somos de uma instituição social e ao entrevistar a comunidade verificamos algumas insatisfações com alguns médicos. O CAIS chegou a ter alguma reclamação dos médicos ?

Sim, já recebemos reclamações sobre dois médicos mas sempre que é verificado vemos que o problema está na maioria das vezes nos pacientes que só percebem o lado ruim do profissional, é necessário perceber que esses dois médicos citados em reclamações tem seu lado humano que se preocupa com o paciente, mas não reconhecido por quase ninguém. Há situações em que o paciente é muito mal-educado querendo saber apenas dos próprios problemas se esquecendo que os médicos muitas vezes encaram cargas horárias pesadas que os deixam com um humor precário para tratar o paciente.


A comunidade também comentou sobre a necessidade de pesar as crianças abaixo de 7 anos para a regularização da Bolsa Família e por muitas vezes as respostas que a comunidade tem e que o sistema está inativo você tem conhecimento disso?

 Não, sempre recebemos elogios nessa área pela excelência do trabalho realizado nesse assunto não tive conhecimento dessa insatisfação.

Por: Natalia Paz, Krysla, Gabriel Victor, Pedro Henrique