Visita do Clube de Mídia
ao CAIS Candida de Morais
Entrevista com:
Jozi Malaquias.
5 meses
Cargo:
Diretora Geral
Qual o quadro de médicos do CAIS?
Atualmente, na emergência e no ambulatório cerca de 35 médicos.
O atendimento é período integral incluindo noturno e madrugada?
Na emergência são 24 horas por dia já no ambulatório são realizados os atendimentos de segunda a sexta das 7 da manhã ás 23 da noite.
Houveram boatos de uma possível expansão do CAIS ocupando talvez a área da pracinha isso é verídico?
Sim, há um projeto, o secretário veio até aqui fez a metragem e o planejamento que poderia ser uma expansão para especificar os atendimentos como, pediatria, dermatologia, entre outros uma cobertura maior das necessidades da população, mas não há previsão da possível reforma.
O CAIS por algumas vezes sofre falta de médicos, por que isso ocorre ?
Sim, ocorre, e os principais motivos são as condições precárias que os profissionais encontram aqui, por exemplo; não há como fazer um raio x se o aparelho não estiver em boas condições, os médicos são sempre prejudicados pela falta de material necessário para atender a população.
Neste CAIS costuma ocorrer a falta de medicamentos essenciais, se sim para que tipo de enfermidade?
Sim há falta, mas nada preocupante costumamos ter um bom estoque quando se trata disso na área da pediatria por exemplo, mas o que está em falta são os psicotrópicos que são mais difíceis de encontrar, mas quando há uma falta maior, sempre procuramos em outras unidades, acabamos dando um jeitinho de conseguir oque precisamos.
Nós somos de uma instituição social e ao entrevistar a comunidade verificamos algumas insatisfações com alguns médicos. O CAIS chegou a ter alguma reclamação dos médicos ?
Sim, já recebemos reclamações sobre dois médicos mas sempre que é verificado vemos que o problema está na maioria das vezes nos pacientes que só percebem o lado ruim do profissional, é necessário perceber que esses dois médicos citados em reclamações tem seu lado humano que se preocupa com o paciente, mas não reconhecido por quase ninguém. Há situações em que o paciente é muito mal-educado querendo saber apenas dos próprios problemas se esquecendo que os médicos muitas vezes encaram cargas horárias pesadas que os deixam com um humor precário para tratar o paciente.
A comunidade também comentou sobre a necessidade de pesar as crianças abaixo de 7 anos para a regularização da Bolsa Família e por muitas vezes as respostas que a comunidade tem e que o sistema está inativo você tem conhecimento disso?
Não, sempre recebemos elogios nessa área pela excelência do trabalho realizado nesse assunto não tive conhecimento dessa insatisfação.
Por: Natalia Paz, Krysla, Gabriel Victor, Pedro Henrique



Nenhum comentário:
Postar um comentário