sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SEMANA DA PRIMAVERA

SEMANA DA PRIMAVERA
DE 16 a 20 de setembro/13
Nessa semana as educadoras trabalharam temas ligados às questões ambientais – semana da primavera e ao desenvolvimento sustentável. Aproveitando o ensejo comemoramos ainda o aniversário da Giselda do Clubinho do Jacaré Poió. As crianças e adolescentes junto com as educadoras confeccionaram diversos murais retratando a natureza e arvores feita com as próprias mãos, inauguramos os latões de coleta de lixo seletivo que a instituição adquiriu, o baú que será usado na sala de leitura que também é feito de material reciclável e foi exposto os quadros que os próprios adolescentes pintaram. 
 










sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Visita do Clube de Mídia 
ao CAIS Candida de Morais

Entrevista com:
Jozi Malaquias.
Trabalha no CAIS a:
5 meses
Cargo:
Diretora Geral


Qual o quadro de médicos do CAIS?

Atualmente, na emergência  e no ambulatório cerca de 35 médicos.

O atendimento é período integral incluindo noturno e madrugada?

Na emergência são 24 horas por dia já no ambulatório são realizados os atendimentos de segunda a sexta das 7 da manhã ás 23 da noite.

Houveram boatos de uma possível expansão do CAIS ocupando talvez a área da pracinha isso é verídico?

Sim, há um projeto, o secretário veio até aqui fez a metragem e o planejamento que poderia ser uma expansão para especificar os atendimentos como, pediatria, dermatologia, entre outros uma cobertura maior das necessidades da população, mas não há previsão da possível reforma.


O CAIS por algumas vezes sofre falta de médicos, por que isso ocorre ?

Sim, ocorre, e os principais motivos são as condições precárias que os profissionais encontram aqui, por exemplo; não há como fazer um raio x se o aparelho não estiver em boas condições, os médicos são sempre prejudicados pela falta de material necessário para atender a população.


Neste CAIS costuma ocorrer a falta de medicamentos essenciais, se sim para que tipo de enfermidade?

Sim há falta, mas nada preocupante costumamos ter um bom estoque quando se trata disso na área da pediatria por exemplo, mas o que está em falta são os psicotrópicos que são mais difíceis de encontrar, mas quando há uma falta maior, sempre procuramos em outras unidades, acabamos dando um jeitinho de conseguir oque precisamos.

Nós somos de uma instituição social e ao entrevistar a comunidade verificamos algumas insatisfações com alguns médicos. O CAIS chegou a ter alguma reclamação dos médicos ?

Sim, já recebemos reclamações sobre dois médicos mas sempre que é verificado vemos que o problema está na maioria das vezes nos pacientes que só percebem o lado ruim do profissional, é necessário perceber que esses dois médicos citados em reclamações tem seu lado humano que se preocupa com o paciente, mas não reconhecido por quase ninguém. Há situações em que o paciente é muito mal-educado querendo saber apenas dos próprios problemas se esquecendo que os médicos muitas vezes encaram cargas horárias pesadas que os deixam com um humor precário para tratar o paciente.


A comunidade também comentou sobre a necessidade de pesar as crianças abaixo de 7 anos para a regularização da Bolsa Família e por muitas vezes as respostas que a comunidade tem e que o sistema está inativo você tem conhecimento disso?

 Não, sempre recebemos elogios nessa área pela excelência do trabalho realizado nesse assunto não tive conhecimento dessa insatisfação.

Por: Natalia Paz, Krysla, Gabriel Victor, Pedro Henrique

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Vídeo sobre o Dia da Independência montado pelo Clube de Mídia da Casa Professor Pastorino


Após a reforma, inauguração do Parquinho para a Educação Infantil

Hoje tivemos a inauguração do parquinho com as crianças da Educação Infantil. Segundo a Orientadora Técnica após algum tempo sem uso, ele foi restaurado e ganhou cores novas.


 Segundo a Assistente social Deuzeni, a melhoria do parquinho é uma alegria, porque as crianças ficam alegres, gastam energia, se divertem nele.








Após algum tempo sem uso, ele foi restaurado e ganhou cores novas. Tivemos a participação da comunidade que nos ajudou fazendo doação de tintas. No parquinho temos: escorregador, balanços, gangorra, gira gira, túnel, labirinto, gaiola. Para as crianças foi uma alegria, uma verdadeira festa! 



 













Por: Ricardo Henrique
Fotos: Luciano Cavalcante & Wanglesson

Evento Independência da Pedreira

                           

A Praça da Paz é uma praça que está localizada ha duas quadras do Lar Fabiano de Cristo - Casa Professor Pastorino e recebeu  nos dia 04, 05 e 8 de setembro de 2013 o evento chamado “Independência da Pedreira” - evento esportivo que movimentou toda a comunidade. Todas as áreas destinadas à prática de esportes foram reestruturadas e também foi construído um palco para espetáculos e shows de  Rap e rock prestigiando artistas locais. Esta praça é o primeiro espaço público de Goiânia destinado à prática de slackline, um esporte que vem conquistando um grande número de adeptos na capital usando o skate.


A obra contou com a participação ativa da Associação Metropolitana de Skate de Goiás (AMSK8), um movimento de jovens esqueitistas que trabalham pela melhoria das condições para a prática do esporte na capital.

O campeonato de skate, atração maior do evento, conta com as categorias: melhor manobra, mirim, iniciante, feminino e masculino. A programação também reserva momentos para o uso irrestrito da pista. Todas as premiações serão entregues no encerramento do evento, no domingo (8), às 21 horas.








Por: LUCIANO CAVALCANTE

quarta-feira, 11 de setembro de 2013


SEMANA DA INDEPENDÊNCIA
De 02 a 07 de Setembro

 Nessa semana foram realizadas diversas atividades sobre a pátria e o Dia da Independência. Houveram discussões em sala sobre o assunto, canto do Hino Nacional, Confecção de cartazes do mapa do Brasil com face das diversas pessoas que existem no nosso país, vídeo, foi declamado o poema "Minha Pátria" de Vicente Guimarães, confecção de faixas com os dizeres referente ao 07 de Setembro, Marchinhas com a música: Eu te amo meu Brasil entre outras.






































Por: Krysla e Gisele
Fotos: Luciano Cavalcante

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Flor da Árvore do Ipê


Ipê Amarelo


O ipê-amarelo é bastante encontrado no Brasil nesta época do ano presenteando nossas cidades brasileiras com sua magnitude rara em outras espécies. Sua beleza encanta a todos que podem desfrutar de sua imagem de perto, ou seja, nós goianos que podemos encontrar essa árvore pelas esquinas da cidade e pelas vielas do cerrado.

Entre junho e outubro as lindas flores do ipê aparecem de 
variadas cores; brancas rosas vermelhas, roxas e as mais tradicionais as amarelas. Uma mais linda e apaixonante que a outra. Há boatos de que algumas dessas cores são artificiais, dúvida compreensível, sendo tão linda a árvore deixa suspeitas sobre sua origem.

As flores agrupadas dessa espécie são sua marca inconfundível além é claro de suas cores fortes e de sua altura que pode chegar a 30 metros que impede os apreciadores de sentir esse cheiro perfumado de pertinho.

O ipê é considerado a árvore símbolo do Brasil, mas devido ao fato do descobrimento, a árvore Nacional do Brasil é o Pau-Brasil.

 A fama do ipê-amarelo se espalhou por todo lado, o vento que transpassa suas folhagens é como o recordar de uma nova chance, que desperta o perdão e sentimentos puros em meio a suas flores tão coloridas quanto indispensáveis em momentos importantes de nossas vidas.


Essa árvore é sempre palco ou atriz coadjuvante de cenas lindas como pedidos em namoro, pedidos em casamento ou simples atos de amor, como beijos escondidos que ficaram em segredo guardados nas mais profundas lembranças de quem já amou um dia.






E a nossa casa, como visto nas fotos, tem o privilégio de ter algumas destas lindas espécies. 




Por: Natalia Paz & Krysla
Fotos: Luciano Cavalcante
Edição Final: Enivaldo Júnior

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Projeto PMI

No dia 3 de setembro foi inicializado com o DCCE na parte do matutino o programa do PMI sigla que tem por significado Habilidades de Gestão de Projetos que tem como finalidade estimular o planejamento comercial academico e profissional a curto e longo prazo em nossos jovens.


A responsável e representante desse projeto, Rosilaine Godoi trabalha com adolescentes como educadora social a três anos passando por  outras instituições como o projeto Amigos do Planeta nas casas Bahia em 2011, no Coletivo Coca Cola em 2012 e agora no PMI pelo CDI em 2013.

Este projeto está presente em 13 países espalhados pelo mundo com um único objetivo, fazer com que nossos jovens tenham um futuro promissor como garantia.


Por: Natália Paz